O que é Arte Botânica?
A ilustração de flores e plantas, sua historia e importância na moda e design, por Mônica Severo.
A arte botânica trata da representação fiel e científica da planta, a reprodução exata da existência de flores, frutos e folhas, realçando as suas características particulares, destacando suas particularidades para facilitar o trabalho de botânicos em diferenciar uma planta de outra.
“O fator fundamental para a qualidade do desenho botânico não é a tinta que o artista escolhe para pintar ou o uso de tecnologias, mas sim a capacidade do artista de entender a morfologia da planta.”
Stephen A Harris | The Scientific Context of Botanical Illustration in 'A New Flowering'
Conheça o Colar Paraíso de Mônica Severo Joalheria Contemporânea, com folha em prata 950. Clique aqui
O desenvolvimento de ilustrações botânicas teve início com o desenvolvimento da agricultura, com o descobrimento da importância das plantas, quando o homem começou a representar suas formas em rochas, desenhando somente o que considerava importante.
Egito_ 1.500 AC
O Jardim Botânico, do Faraó Thutmose III, contém a descrição realista de 275 espécies de plantas e flores.
A ilustração botânica mais antiga da história, ainda preservada, The Codex Vindobonensis, foi feita em 512 DC e está exposta na National Library, em Viena, exemplo de uma arte milenar. The Codex foi feito a mão, em Constantinopla, por Juliana Anicia, filha de Flavius Anicius Olybrius, imperador da Bizantina em 472, desenho considerado excepcional pelo seu naturalismo.
A arte do desenho botânico mudou drasticamente durante o Renascimento. A precisão científica foi combinada com a sensibilidade artística de Leonardo Da Vinci (1452-1519) que representou plantas de uma forma única e genial, permitindo a criação do estudo moderno das plantas. Tornou-se assim um dos pais da ciência botânica.
Studies of Flowers_ Leonardo da Vinci (pen and ink over metalpoint on paper).
A pintura Large Piece of Turf (1503) tem ervas, raízes, folhas e caules representados tão meticulosamente que é considerado o primeiro estudo de ecologia da história. Essa nova ciência, acompanhada de maravilhosas ilustrações, permitiu à humanidade o acesso a novos conhecimentos para o desenvolvimento de novos remédios e para a cura de doenças e fez, dos temas florais, uma obsessão na época.
Em Mônica Severo Joalheria Contemporânea, o Colar Lavanda, em prata 950, cobre e gema Labradorita, eterniza a arte botânica.
É incontestável a importância das plantas em nossas vidas e não por acaso, a arte botânica tornou-se de grande influência no Design de Jóias e de Moda.
No Egito Antigo, a prata era mais rara que o ouro. Joias em prata eram mais nobres e valiosas. As pedras brutas e as preciosas, como o Jaspe Verde e o Quartzo Rosa, eram adoradas, presentes divinos.
Conheça o Brinco Gota de Azeite, em prata 950 e Jaspe Verde. Saiba mais!
Conheça o Anel Rose, em prata 950 e quartzo rosa. Saiba mais!
Na Moda, designers vem utilizando temas florais em suas coleções, reforçando a importância da botânica na cultura moderna.
Dior e sua obsessão por Tulipas!
O Brinco Lírio do Vale de Mônica Severo eterniza, em prata 950, uma das maiores inspirações do designer Dior. Saiba mais!
Chanel e sua paixão por Camélias!
Alexander `Mcqueen e Rosas!
O Colar Aroma de Mônica Severo_ uma joia que eterniza a fragilidade e a efemeridade de uma rosa, em cobre e pontos de prata950. Saiba mais!
Joalheria Botânica em Novos Tempos de Aromas e Flores
As peças da Coleção Novos Tempos de Aromas e Flores são inspiradas nas expressões das espécies botânicas em suas formas, cores, aromas!
Se ornar com uma joia botânica e aromaterapêutica é um “statement” de amor pela natureza. É como vestir-se da beleza das flores, sentir seu aroma, exalar seu perfume. Dizer ao mundo que sim, todos somos flores!
Inspirado em folhas e flores, conheça o Colar DAS FLORES, uma joia difusor para Aromaterapia. Clique aqui
Joias e Aromaterapia
Vista-se de amor e de
esperança. Vista-se com arte!
Clique e Conheça a coleção
Fontes:
FASHION THE DEFINITIVE HISTORY OF COSTUME AND STYLE - DK Publishing -
New York
Comments